Olá, tenho um Suzuki Samurai 1.9TD, Motor PSA, 69cv e quero trocar o turbo que vem de origem por outro de Geometria variável com comando mecânico.
Gostava de trocar umas ideias sobre este assunto do tópico com o pessoal mais entendido nesta matéria, peço a vossa ajuda\opinião sobre o tópico que suponho ser do interesse de todos do forum.
1- É possivel trocar o turbo que vem de origem nos Samurais 1.9TD por um turbo de geometria variavel?
2- Quais as alterações necessárias para fazer esta alteração, caso seja possível? por exemplo com pressão de 0,6 - 1,0 bar?
3- Quais as vantagens de um T.G.V em relação ao turbo de origem?
4- Qual o T.G.V mais indicado?
5- Visto os T.G.V serem controlados electronicamente e os motores dos suzukis nao terem centralina, será sempre necessário colocar no T.G.V uma wastegate que atue por pressão, correcto?
6- A wastegate do turbo de origem dá para aplicar no TGV?
7- É dificil a afinação da pressão do turbo?
8- Podem indicar o turbo mais adequado? E válvulas de comando?
Muito Obrigado!
Ricardo Pequeno