Copiei este texto de um fórum além mar, por isso pede-se paciência aos leitores pois o português utilizados é dos nossos irmão do Brasil, achei melhor deixar conforme está por uma questão de autenticidade do autor.
No entanto penso que dá algumas ideias acerca do que é um SPOA, assim, poderá elucidar o pessoal acerca do que é esta alteração, o que trás de vantagens, assim como desmistificar alguns pormenores de instalação.
Então aqui fica o contributo...
Receita para fazer um SPOA bem feito- por Bill Johnson
OK,vamos lá...
O detalhes desta receita são do Samurai, mas os conceitos se aplicam ao
qualquer jipe ou Jeep com feixes de mola... O que descrevo é a maneira em
que EU faria o trabalho, tendo meus equipamentos, minha garagem e a minha
experiência. Obviamente, quem não tiver os equipamentos e experiência
deveria recorrer aos serviços de um mecánico. ESCOLHE BEM pois têm muito
cara ruim por aí!!!!
Antes de mais nada, uma explicação das vantagens do SPOA:
1) Proporciona um curso de suspensão maior devido à alavanca maior entre os
pontos de fixação dos feixes e o ponto de eixo.
2) Levanta o Samurai em 4,5", assim permitindo pneus bem maiores.
3) É bem mais estável que um "com brincos maiores e arqueado" da mesma altura.
4) Melhora muito os ângulos de entrada e saída, bem como o vão livre dos
feixes.
4) Dá uma aparência super-legal ao jipinho!!
E uma nota sobre os berços... Eles não devem ser mais altos que 1". Ou
seja, a distância entre o topo do eixo e o feixe não se deve ultrapassar de
1" para não introduzir forças torcionais incríveis sob frenagem. E em
nenhuma circunstância se deve enfiar qualquer bloco solto entre o berço e o
feixe!!!
========================
A Receita:
Ingredientes e materiais de preparação (Fase 1):
- 04 berços de mola.
- 03 mangueiras de freio, umas 6" mais compridas que as originais. São do
Towner (frente) e do Chevette (atrás) se não me engano.
- 04 jogos de brincos originais (você os guardou certinho, né?!?!?)
- se você já f$d#u os feixes com muito arqueamento, então pau no c*, terá
que substituí-los
- 01 caixa de ferramentas, razoavelmente equipada com tudo que tem direito
- 04 cavaletes
- 01 macaco hidráulico
- 01 máquina de solda decente
- 01 lata spray de tinta preta
Nos cinco dias antes de começar, lambuzar diariamente com WD-40 os parafusos
dos pontos de fixação dos feixes e os grampos dos eixos. Confia em mim que
vale a pena...
DESMONTAGEM
1) Levantar o jipe bem alto, bem alto mesmo, até têm umas 10 cm de vão
entre os 04 pneus e o chão. Suportar o carro pelo chassis em cima dos
cavaletes.
2) Retirar as rodas. Desconectar as mangueiras de freio (cuidado para não
derramar o fluído) e freio de mão. Retirar os amortecedores. Retirar os
cardans, marcando suas orientações. Drenar o óleo dos diferenciais.
Retirar a barra de direcção. Retirar a barra estabilizadora e jogá-la FORA
pois não voltará!!!
3) Suportar com o macaco o eixo dianteiro pela bolota, mas não levanta-lo.
Retirar os parafusos daqueles brincos estupidamente compridos. Soltar os
parafusos dos pontos fixos dos feixes. Abaixar o macaco. Com ajuda de um
amigo, retirar os parafusos dos pontos fixos e abaixar o conjunto.
4) Repetir Passo 3 para o eixo traseiro.
MODIFICAÇÃO
5) ESTA É A ETAPA MAIS IMPORTANTE NO PROCESSO INTEIRO. NADA DE INVENÇÕES
AQUI. Raspar fora a tinta da área que vão os berços novos. Alinhar
milimetricamente os berços novos directamente opostos e com as faces
paralelos aos existentes. Soldar os berços ao tubo do eixo, cuidando em não
introduzir muito calor no tubo para não o furar ou entortar. Limpar e
pintar as soldas.
6) Aqui tem duas opções:
a) Se tenha certeza que nunca vai querer voltar SPUA, se pode
cortar fora os berços originais, assim permitindo o uso invertido
dos grampos originais. Mas vai ter que soldar nos berços novos
os pinos do amortecedor.
b) Pode deixar os berços originais no lugar, junto com os pinos de
amortecedor. Mas vai ter que substituir os grampos por parafusos
compridos. Para mim, esta é a melhor opção.
REMONTAGEM
7) Repor os feixes dianteiros no jipe, usando os brincos originais. Apoiar
o eixo dianteiro em cima do macaco e enfiar o conjunto debaixo do jipe.
Levantar o eixo para encostar os novos berços nos feixes. Alinhar tudo,
passar e apertar os grampos (ou parafusos).
Repetir Passo 7 para o eixo traseiro.
9) Conectar e reinstalar tudo que você retirou, instalando as mangueiras de
freio novas. Sangrar o sistema de freio. Pôr óleo nos diferenciais
(esqueceu, né?!?). Nem inventar de tentar colocar a barra estabilizadora,
pois não tem utilidade e mesmo se tivesse, não cabe mais!!
10) É provável que o volante seja torto. Alinha-lo o melhor possível e
guardar a grana necessária para comprar o dropped pitman.
11) Retirar os cavaletes. Verificar que o jipe, agora 4,5" mais alto,
passa pelo portão. Se não, dançou!!...;-).
11) Testar o bichinho!!
Assim já dá para rodar, mas ainda faltam as coisas do Fase 2: o dropped
pitman (para acertar a direção e eliminar bumpsteer) e amortecedores mais
compridos para aproveitar o maior curso de suspensão proporcionado pelo
SPOA.
O pitman original é f$da para retirar da caixa mas vai eventualmente com
calor, porrada e paciência. Palavrões e cerveja também ajudam...:-).
Dos amortecedores, e apenas a substituição. Para verificar o comprimento
certo dos amortecedores, o melhor é de retirar os existentes e subir com o
jipe numa rampa. Daí, é só medir as distâncias entre os pontos de
fixação...
Sem dúvida, há o que esqueci de mencionar.
HTH
OBS: O Spider ainda não está pronto, mas já modifiquei a minha asssinatura
em baixo. Não faz mal em sonhar com o futuro próximo, né?!?!?...;-).
Abraços,
Bill
Riberão Pires, SP, Brasil
1998 Samurai "Spider"
1994 Niva "Parmesão"